O Perdão

Meus queridos irmãos noájidas, o Perdão foi sempre um tema muito intrigante para mim.

Perdoar a quem? Por que devo perdoar? Que tipo de ato cometido contra mim merece o meu perdão? Meus inimigos merecem perdão?

Todos estes questionamentos são alvos de intensa introspecção de minha parte. Mas, no fundo de minha alma,  sei que estou sempre disposto a perdoar, ou,  pelo menos, existe algo dentro de meu coração que diz que devo perdoar.

Tentarei explicar o porquê deste meu sentimento.

A primeira coisa que acho é que quando HaShem faz nascer o sol todos os dias não faz distinção sobre em quais cabeças e corpos que  o sol  deve emanar sua luz. Quando o Eterno faz chover, Ele não escolhe quais as pessoas que devem merecer as benditas gotas dágua. Da mesma forma,  quando Ele manda tempestades e furacões todos que estiverem naquele local estarão sujeitos as intempéries.

Essa lei,  de todos estarem submetidos aos fenômenos físicos  da natureza só não se aplica em raríssimas ocasiões como as 10 pragas que se abateu sobre o povo egípcio, estando os hebreus e quem os acompanhava livre delas.

O que quero dizer é que se D-us não faz acepção de pessoas, para que  recebam raios de sol ou gotas de chuva é porque, possivelmente,  Ele pode estar mandando um recado para que nos aproveitemos  de Sua extremada benevolência e que mudemos os rumos de nossas vidas. Que nos voltemos para Ele( teshuvah) e cometamos o menor número de erros possíveis. Para mim,  o sol todos os dias,  é uma forma de nosso D-us nos dizer, que,  dependendo de nosso arrependimento, Ele está disposto a nos perdoar.

E que falar do Yom Kipur?

Então,  meus queridos, que posso dizer eu dos erros que os outros cometem contra mim? Até que ponto devo ser tão severo com meu próximo? E qual o erro cometido que eu não devo perdoar?

Tenho em mente que quando falo dos erros e expectativas de outros tenho que levar em conta meus erros e expectativas, e de que forma quero que os outros ajam em relação a mim quando cometo meus erros.

De qualquer forma, uma coisa está clara para mim: Em meu coração não deve haver lugar para o rancor e a mágoa, e que o ato de perdoar tem a ver com uma das leis de Noé que são as » Leyes de Cortes de Justicia».

Bendito seja o Eterno

 

 

5 comentarios sobre “O Perdão”

  1. Hablando de fenomenos naturales uno y muy importante es el Arcoiris que cuando le vemos nos acordamos tbn de le pacto hecho con nuestro ancestro Noaj, y claro recordamos el diluvio por lo tanto nos hace reflexionar de nuestros actos.
     
    Esa cualidad de perdonar es muy grande asi como el olvido, ojala sepamos perdonar y olvidar las ofensas.
     
    Gracias por tus bellas palabras hermano.

    Shalom!!!!

  2. q’ bello antonio ,casi poetico..esa frase q’ dice pecar es humano pero perdonar es divino…no s cierta..debemos ser como Hashem asi como el nos perdona siempre y a veces no lo merecemos,asi debemos nos. comportarnosnadie dice q’ es facil,pero s lo mejor p/ nostodo tiempo q’ no perdonemos guardaremos rncor q’ no s saludable p/nossi ves a la mula de tu enemiga llena de carga ayudale a descargar..sure…easy shmizy eh?..es bien dificil pero seguram. nos sorprenderemos nos. mismos q’ al ayudarlo ,se nos va la rabia un poco ,y el enemigo de ayer ,puede ser el amigo agradecido de hoy..who knows?ojala y todos tegamos el zejut,de perdonar y asi ser perdonados por Hashemsalu2

  3. a mi se me hace dificil traducirlo.
    estaria buenisimo dejarlo en portuges para la gente q lo lee asi pero tbn traducirlo para los otros q nos cuesta un poco mas.

    en cuanto a perdonar es divino…. no perdona el Eterno hasta q no le pedimos perdon a la persona q hemos ofendido… esa es la ley espiritual, asi q no hay perodn divino hasta q no haya reconciliacion hhumana!!!

  4. muito brigado antonio dizer mais  que un setimiento is una cosa que hace mover meu coraÇao e  permite perdoar ehhh

    is muito belho ese articluo ……

Deja una respuesta